Você sabe o que é “Branding” e qual o seu papel no marketing?

Entenda como ele auxilia na “venda” de imagem ao público consumidor.

O que chamamos de branding, pode ser entendido como o conceito da marca, a sua
personalidade. Enquanto o marketing é o conjunto de estratégias utilizadas para
vender um produto ou serviço.

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Uma marca é mais do que um nome, uma logo e um design bonito. O que chamamos de branding, pode ser entendido como o conceito da marca, a sua personalidade. Enquanto o marketing é o conjunto de estratégias utilizadas para vender um produto ou serviço, o branding, é a essência que cativa o público, é como o cliente percebe o valor da marca, gerando conhecimento, lealdade e confiança.

O que seria do marketing sem o branding?

O marketing conhece seu público alvo, sabe o que essas pessoas procuram e coloca a marca em posição de destaque. Porém, para que ela se mantenha em evidência com esse público, é preciso haver conexão entre um e outro. É aí que entra o branding, a voz que orienta tudo isso.
Para que o marketing tenha sucesso, deve-se associar as questões determinadas no branding com as estratégias que mapeiam os comportamentos do público alvo. Para estabelecer o branding, deve-se pensar em respostas para as seguintes perguntas:

Como o público percebe a sua marca, entende seus valores?
Quais são os propósitos da sua marca?
Como sua marca se mostra ao público?
Quais são os seus diferenciais?
Suas Características?
Seus Valores?

É assim que tudo se relaciona, sabendo quem é o público alvo e quais são os valores e características da marca, é possível dar um “tom de voz” a ela, ou seja, saber como se comunicar com o público e o quê comunicar. Assim, você define a sua “imagem” e comportamento para com o público, gerando identificação e consequentemente conexão. Tudo isso através do marketing, será convertido em vendas.

Quer ver um exemplo disso em ação? Pense em uma marca roxinha, jovem, tecnológica e conectada com o público. Pensou? Talvez (e muito provavelmente) o nome Nubank tenha passado pela sua cabeça. A marca, é um grande exemplo de branding e marketing bem executados.

O case Nubank

A empresa surgiu como uma startup, com o simples objetivo de utilizar a tecnologia para desburocratizar o uso de cartões de crédito: simples, sem anuidade e totalmente online. A marca, veio para inovar e se diferenciar de bancos tradicionais e por conta da simplicidade e tecnologia, atraiu logo de cara um público jovem.

Essas informações, constroem como a Nubank se mostra ao público, guia como e para quem o seu marketing é direcionado e não somente isso, garantem seu alcance e identificação. No Instagram, a empresa acumula atualmente mais de 2.6M de seguidores e TODO o conteúdo é relacionado aos seus valores, objetivos e claro, público alvo:

Paleta de cores vibrante e moderna, conteúdo descontraído, memes, linguagem jovem, humanizada e atual. Palavras-chave: descomplicada, moderna, interativa, facilitadora, transparente e conectada. Essa, é a imagem que a Nubank apresenta no seu marketing e a faz ser um dos maiores cases de sucesso de branding.

Essa construção, só é possível através do conhecimento e alinhamento de quem é a marca e quem é o seu público. Note que o marketing ‘traduz” os aspectos da marca e transforma em comunicação, em campanhas e estratégias
que trazem resultados. Um marketing para ser eficiente, precisa desse estudo, de uma “essência”, criados e especialmente desenvolvidos para se conectar com o público consumidor.

Parece muita informação? A Le Camp está aqui para te ajudar, com uma equipe especialista em marcas. Entre em contato e saiba mais!

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