Análise Empresarial: a chave para o crescimento inteligente

Você conhece a sua empresa? Se na hora de refletir sobre suas qualidades e diferenciais no mercado, a única palavra que se destaca é “qualidade”, está na hora de fazer um estudo mais profundo. Pensando nisso, trouxemos um modelo de análise, que vai te ajudar a compreender o contexto em que a sua empresa está inserida, facilitando na tomada de decisões estratégicas para o crescimento no mercado.

Conhecer a própria empresa é compreender profundamente o que a diferencia no mercado, quais são suas vantagens competitivas e como pode se posicionar de forma única perante os clientes. Essa compreensão é crucial para tomar decisões bem fundamentadas e alinhadas com seus objetivos.

O primeiro passo para olharmos para dentro da empresa de forma crítica, a fim de entender o momento atual em que ela se encontra, pode ser dado através da análise conhecida como SWOT (Strengths, Weakness, Oportunities e Threats), ou em português FOFA, que se divide em 04 fases: Forças e Fraquezas da Organização, Oportunidades e Ameaças do Mercado.  Desta forma, todos os elementos que impactam o negócio, sejam internos ou externos, serão avaliados e pontuados.

Na prática

Para analisarmos a empresa dentro de cada uma dessas 04 etapas, separamos perguntas norteadoras, que servem como guias nesse processo, indicamos que sejam respondidas com tempo para se refletir ou pesquisar, conforme haja a necessidade. Outra forma de facilitar esse processo, é convocando a equipe responsável pela gestão para uma troca de ideias e perspectivas a respeito do assunto. Para ter tudo claro e definido, é aconselhável anotar cada resposta com o máximo de detalhes.

Confira:

Forças (Pontos Fortes):

Qual é a reputação da empresa no mercado?

A empresa possui uma localização estratégica?

A equipe possui habilidades especiais ou conhecimento técnico?

Quais são os recursos financeiros disponíveis?

A empresa possui uma base de clientes leais?

De qual forma seu produto/serviço se diferencia positivamente dos fornecidos pela concorrência?

Fraquezas (Pontos Fracos):

A empresa tem problemas de fluxo de caixa?

A equipe possui lacunas de habilidades?

A empresa tem problemas de qualidade em seus produtos ou serviços?

A empresa tem uma má reputação no mercado?

A empresa tem processos internos ineficientes?

Oportunidades:

Existe um mercado em crescimento que a empresa ainda não explorou?

Existem mudanças na legislação que poderiam beneficiar a empresa?

A empresa pode expandir para novos mercados geográficos?

Existem novas tecnologias que a empresa poderia adotar para melhorar seus produtos ou processos?

Existem tendências de consumo que a empresa poderia aproveitar?

Ameaças:

Quais são os concorrentes diretos da empresa?

Existem mudanças na legislação que podem prejudicar a empresa?

A empresa está exposta a flutuações econômicas?

Existem novas tecnologias que poderiam tornar os produtos ou serviços da empresa obsoletos?

A empresa enfrenta desafios de sazonalidade no mercado?

Tendo respondido cada uma dessas perguntas, é possível montar um plano de ação com base nas informações obtidas.

  1. Ao identificar e capitalizar seus pontos fortes, você pode alavancar suas vantagens competitivas, utilizando estratégias de marketing para comunicar isso ao consumidor de forma atraente, captando novos clientes. 
  2. Já ao identificar oportunidades externas, é possível desenvolver um planejamento de expansão, como: lançar novos produtos/serviços que vão te colocar em vantagem em relação a concorrência.
  3. Ao abordar suas fraquezas, você pode melhorar a eficiência operacional, a qualidade dos produtos/serviços e a satisfação do cliente.
  4. Por fim, ao enfrentar as ameaças externas, você pode se proteger contra riscos e incertezas, bem como transformar desafios em oportunidades.

Ao desenvolver estratégias com base na análise SWOT e implementá-las de forma eficaz, você pode posicionar seu negócio para o crescimento sustentável e o sucesso a longo prazo.

Para utilizar tudo isso ao seu favor, com auxílio de uma equipe especializada, entre em contato conosco e comece hoje a desenvolver o potencial do seu negócio.