Marketing para o dia das mães: dicas e campanhas

Estamos nos aproximando de um dos feriados mais importantes para o comércio nacional: o dia das mães. Foi pensando nisso, que trouxemos insights valiosos pra te ajudar alcançar um bom faturamento neste mês de maio. Se você ainda não começou a planejar sua campanha para o dia das mães, esse é o momento de anotar todas as dicas e colocar em prática! Confira:

Planejamento e ofertas

Vamos ser realistas, o que o consumidor mais espera nas datas comemorativas, são ofertas! Mesmo que o apelo comercial do seu cliente seja qualidade, ele não vai resistir ao ver um combo com condições exclusivas + frete grátis.

Passo #1

Faça uma seleção especial de itens na sua loja para oferecer com descontos exclusivos, aqui você pode utilizar a criatividade:

  • Descontos progressivos;
  • Pague um leve 2;
  • Compre e ganhe;
  • X% de desconto;
  • 10x sem juros;
  • Brindes em compras a partir de R$ XX;
  • Frete Grátis e muito mais!

Passo #2

Após definir quais serão as ofertas ou condições especiais que a sua loja vai oferecer, é preciso planejar como e onde isso será divulgado. Nesta etapa, leve em consideração o seu público-alvo e adapte a comunicação de acordo.

Listamos abaixo alguns dos melhores canais para divulgação online:

  1. Redes Sociais (Facebook, Instagram, TikTok, Twitter, LinkedIn): Você pode criar posts promocionais, vídeos ou até mesmo anúncios pagos para alcançar um público maior.
  2. Google Ads: use o Google Ads para criar anúncios que aparecem nos resultados de pesquisa do Google quando as pessoas buscam por produtos ou serviços relacionados ao Dia das Mães. Isso pode ajudar a direcionar o tráfego qualificado para o seu site.
  3. E-mail Marketing: envie e-mails promocionais para sua lista de contatos, oferecendo descontos especiais ou promoções exclusivas para o Dia das Mães. Lembre-se de personalizar os e-mails para aumentar a taxa de abertura e conversão.
  4. Influenciadores: faça parcerias com influenciadores que tenham um público relevante para o seu negócio. Eles podem ajudar a promover sua campanha do Dia das Mães para um público já engajado.
  5. Grupos e Comunidades Online: participe de grupos e comunidades online relacionados ao seu nicho de mercado. Compartilhe sua campanha do Dia das Mães de forma autêntica e relevante para atrair a atenção dos membros.
  6. Canais de Vídeo (YouTube, TikTok): crie vídeos promocionais criativos e envolventes para o Dia das Mães e publique em canais de vídeo como o YouTube e o TikTok. Vídeos têm alto potencial de engajamento e compartilhamento.
  7. Google Meu Negócio: certifique-se de atualizar seu perfil no Google Meu Negócio com informações sobre sua campanha do Dia das Mães. Isso pode ajudar a atrair clientes locais que estão procurando por presentes para suas mães.

No Offline, você pode apostar em divulgações no rádio, panfletagem e canais de televisão. Se o seu negócio possui um orçamento maior para o marketing, vale a pena investir em uma divulgação mais ampla, que inclui diversos canais tanto online quanto offline.

Caso esteja trabalhando com um budget menor, divulgar nas redes sociais de forma orgânica, trazer anúncios através do META e trabalhar e-mail marketing, já pode te trazer bons resultados. Cabe aqui avaliar, o quanto você pode investir pra fazer dessa campanha um sucesso.

Passo #3

Uma vez determinados os canais de divulgação para a sua campanha, é fundamental iniciar a produção dos materiais necessários. Cada canal demanda um tipo específico de material: é preciso preparar artes para e-mails, textos promocionais, banners para o site, vídeos, imagens para redes sociais, materiais impressos em formato A3, folhetos/flyers, spots para rádio, entre outros. Caso não possua uma agência especializada para criar todo esse material, recomendamos a contratação. No entanto, se preferir seguir por conta própria, considere a opção de fotografar os produtos e compartilhar essas imagens com edições mais simples nas redes sociais. Algumas plataformas, como o Canva, também disponibilizam modelos gratuitos de artes, para edições práticas.

Criação de materiais

Passo #4

Decorações, Banners e Redes Sociais

Tendo um planejamento definido e materiais prontos para veiculação, está na hora de “preparar a casa”. Confira alguns passos que não podem ficar de fora:

Local Físico

  • Decoração temática: prepare a vitrine com balões, corações, flores e outros elementos que remetam à campanha;
  • Organize os displays para destacar os produtos que deseja promover;
  • Utilize cartazes ou banners na frente da loja para divulgar as ofertas especiais;
  • Tenha cartões de homenagem ou descontos prontos para distribuição.

Redes Sociais

  • Atualize as fotos de capa e perfil para destacar a campanha;
  • Faça postagens das ofertas em diversos formatos, como feed, stories e reels no Instagram, e vídeos no TikTok e Youtube;
  • No Instagram, utilize as opções de fixar e destacar para dar visibilidade às suas ofertas;
  • Promova campanhas de engajamento para incentivar o público a interagir com suas postagens.

Site

  • Se você possui um E-commerce, atente-se aos seguintes aspectos:
  • Atualize todo o site com banners da campanha;
  • Crie pop-ups com ofertas exclusivas;
  • Destaque os produtos da campanha na landing page principal;
  • Certifique-se de que o site está preparado para receber um grande volume de visitas.

Com tudo organizado, basta colocar rodar. Se você quer levar as suas campanhas para outro nível, entre em contato e garanta assistência especializada com a nossa equipe!