Inteligência Artificial X produção de conteúdo criativo

Você já reparou na frequência em que a sigla “IA” (Inteligência Artificial), tem aparecido nas notícias? É fato que as novas tecnologias têm revolucionado a maneira como nos comunicamos e até mesmo pesquisamos online. O próprio Google como ferramenta de pesquisa, tem perdido espaço para o ChatGPT, IA com versão gratuita de acesso livre (3.5) que permite conversa com o usuário, responde perguntas e até mesmo gera textos de todo tipo de formato sobre qualquer assunto.

Com a ferramenta de geração de textos automáticos (uma das mais comuns em IAs), podemos produzir artigos, notícias, descrições de produtos, legendas, roteiros para vídeos, planejamento de conteúdo e muito mais, de forma simplificada. Tudo isso, através dos algoritmos de linguagem natural e aprendizado de máquina, que são capazes de analisar grandes quantidades de dados para identificar padrões e criar textos coerentes e relevantes.

Com a popularização dessas ferramentas capazes de criar conteúdo de forma rápida e automatizada, surgiu um problema: a generalização de conteúdos com pouca (ou nenhuma) autenticidade. É comum vermos cada vez mais textos, notícias, histórias e todo tipo de conteúdo nas redes sociais, perdendo sua originalidade e entregando o famoso “mais do mesmo”.

Vivemos (e a tendência é só crescer), em um mar de informações que carecem do toque humano, que não possuem a criatividade e o “tempero” que somente quem vive e se relaciona neste mundo consegue criar. O humor, a imaginação, o suspense e a criatividade por si só, tem se tornado escassos em meio ao conteúdo automatizado. Não é difícil você esbarrar em um post no Instagram com uma chamada genérica e logo depois encontrar outro muito parecido, ou até mesmo idêntico.  

Pra quem está buscando se destacar no mercado utilizando a criação de conteúdo, optar por geração automática pode não ser o melhor caminho. Afinal, se você deseja chamar a atenção do seu público em meio ao mar de informações, precisa entregar algo diferente, ou seja, um conteúdo com autenticidade e valor. Neste caso, a quantidade e o tempo mínimo de produção que IAs proporcionam, não tem o mesmo peso ou impacto que o conteúdo original e criativo, capaz de estabelecer conexões verdadeiras.

Existe um poder nas narrativas humanas, que geram identificação com o público. As IAs não sofrem com a demora em filas, não choram ao ver um filme emocionante, não quebram a cara ao comprar um produto que não atende às expectativas, mas nós sim! Não apenas isso, mas podemos utilizar experiências ordinariamente humanas e transformá-las em conteúdo de valor, tanto pessoal, como para empresas.

Uma ferramenta a seu dispor

Isso significa que não podemos utilizar Inteligência Artificial na geração de conteúdo? De maneira nenhuma! Neste blog não somos contra o uso de IAs, muito pelo contrário, acreditamos serem excelentes para otimização de tempo na criação e ótimas ferramentas para serem utilizadas na produção de conteúdo. A chave está aqui: ferramenta. Não apoiar 100% a criação de conteúdo da sua empresa em automação, é o que pode fazer a total diferença na entrega de conteúdos de valor.

As IAs podem te ajudar com temas, programações, informações para a construção das suas campanhas, públicos e muito mais. Podemos eliminar a parte “bruta” de um trabalho criativo com a ajuda de uma IA, como o ChatGPT, mencionado anteriormente. Com a base pronta, basta adaptar o conteúdo para trazer mais humanidade e uma visão diferenciada. Assim, é possível extrair o melhor da tecnologia e manter a originalidade que te diferencia nas redes sociais.

Dito isso, separamos algumas dicas pra você utilizar a Inteligência Artificial a seu favor na criação de conteúdo, sem perder a autenticidade! Confira:

Use palavras-chave relevantes: certifique-se de incluir palavras-chave relevantes ao seu conteúdo para que a IA possa entender melhor o contexto e produzir um texto mais adequado.

Forneça exemplos: se possível, forneça exemplos do tipo de conteúdo que você deseja. Isso ajuda a IA a entender melhor o seu estilo e as suas preferências.

Seja específico: quanto mais específicas forem as suas instruções para a IA, melhor será o resultado final. Evite instruções vagas ou genéricas.

Considere o contexto: pense no contexto em que o seu conteúdo será apresentado e forneça informações relevantes à IA para que ela possa adaptar o conteúdo de acordo com o contexto específico.

Por fim, avalie constantemente: acompanhe o desempenho da IA e faça ajustes conforme necessário para garantir que ela esteja entregando o conteúdo desejado. Nada de copiar exatamente o que a IA te entregou, adapte para o seu tom de voz!

Essas, são as nossas dicas pra você utilizar a tecnologia a seu valor de forma assertiva.

Se você deseja investir na criação de conteúdo criativo e estratégico para impulsionar o seu negócio, entre em contato conosco e tenha uma equipe completa, humana e especializada para cuidar da comunicação da sua empresa.