Seria a volta dos vídeos longos? Confira novidades para 2024

Tiktok anuncia nova duração de conteúdo

Com o início de um novo ano, surgem as expectativas de novas trends que irão dominar as redes sociais. Uma das apostas para 2024, chamou a atenção e tem gerado controvérsia pela internet: a volta dos vídeos mais longos em destaque.

Vídeos curtos, popularizados pelo TikTok e hoje forte em redes como Instagram, Youtube, Kwai e Facebook, tem se destacado nos últimos anos, sendo o foco de criação de conteúdo e propagandas. O impacto dos vídeos curtos no público online, cresceu tanto, que hoje esse é o formato de conteúdo mais consumido nas redes sociais pela geração Z e tem propagado tendências de moda, consumo, lifestyle e entretenimento.

Apesar do sucesso, o TikTok decidiu mudar e anunciou que está testando a possibilidade de usuários enviarem vídeos de até 30 minutos, além de incentivar a gravação na horizontal para este formato. A empresa, também eliminou o antigo programa de monetização e substituiu pelo “Programa de Criatividade Beta”, em que criadores de conteúdo precisarão fazer vídeos com mais de um minuto para serem pagos pelo aplicativo. Consequentemente, aumentando a criação de vídeos mais longos pelos influencers que trabalham na rede.

O Instagram, apesar de não incentivar a criação de vídeos muito longos na aba reels, também tem aumentado o limite de segundos para essa modalidade, já passando de 30 segundos para 60, e em sua última atualização em relação ao limite de criação para reels, para até 90 segundos.

Essas mudanças podem indicar que vídeos mais longos, com cerca de 1 minuto e meio, se tornem mais comuns e incentivados nas plataformas. Alguns criadores de conteúdo já têm afirmado que essa é uma das tendências para 2024, embora ainda haja resistência e ressalva em relação a aceitabilidade do público a esse formado mais longo de conteúdo.

“Estou com muito medo porque assisto centenas de vídeos no YouTube de pessoas que trabalham no TikTok e postam sobre os novos algoritmos, procuro me manter atualizado com tudo, e pelo que aprendi… a atenção dos jovens dessa geração é de cerca de oito a 10 segundos” afirma criadora de conteúdo Tabizon, em entrevista para o CNN.

Apesar das atualizações nas plataformas indicarem essa mudança para os próximos meses, vídeos mais curtos, com duração de até 30 segundos, seguem sendo populares e atraindo milhões de visualizações pelas redes sociais.

Se você deseja se manter suas redes atualizadas com o formato de conteúdo que mais atrai a atenção do público, entre em contato e conheça nossos serviços!