UGC Creators: saiba o que são e como se destacam na divulgação criativa

Você já ouviu falar do termo “UGC”? Essa sigla, representa o conteúdo autoral produzido pelos próprios usuários das redes sociais, tendo surgido do inglês User-Generated Content (Conteúdo gerado por usuário) e é utilizado para categorizar o material produzido de forma autêntica, sejam por pessoas que compartilham suas opiniões pessoais e experiências, dão dicas de produtos, mostram sua rotina ou geram entretenimento.

Com a popularidade do conteúdo UGC, que se dá majoritariamente através de vídeos curtos em plataformas como TikTok, Instagram e Youtube, surgiu o termo “UGC Creators”, uma mescla entre conteúdos independentes e profissionais. Geralmente, são pessoas que podem ser consideradas micro influencers, mas que possuem uma comunidade de pessoas engajadas que acompanham seu conteúdo de perto.

UGC Creators fazem um trabalho que impacta no marketing digital, justamente por sua característica autêntica. Diferente de serviços roteirizados pela empresa contratante, criadores UGC tendem a ser espontâneos e imparciais em suas opiniões e recomendações, desta forma, atraindo a confiança de seus seguidores. Criadores que fazem esse trabalho, também tendem a escolher com quais marcas irão se associar, pois optam por não divulgar marcas ou produtos com os quais não se identificam ou não usariam.

Esse é um dos diferenciais de um UGC Creator, pois traz um conteúdo leve e verdadeiro, que foge das propagandas mais “agressivas”. Esse formato de divulgação se destaca ainda mais quando é nichado. Marcas locais, ou que possuem um público mais fechado, tendem a se identificar com esses criadores independentes. 

Um criador de conteúdo que faz vídeos de reforma, por exemplo, pode ser patrocinado por uma loja ou marca que venda produtos para construção. Desta forma, ele mostra na prática como o produto funciona e quais são os resultados. Marcas costumam encontrar pessoas que já possuem um conteúdo atrativo e um público específico, para presentear, enviar produtos para teste e review ou firmar uma parceria.

E você, já pensou em contratar alguém pra divulgar a sua marca de forma criativa e descontraída? Entre em contato conosco e saiba quais são as melhores formas de se destacar no mercado, acompanhando as tendências.